NOTA DE PESAR – LUIZ CARLOS CANCELLIER DE OLIVO

Com sentimento de pesar, a ASCOP/SC externa as condolências à família e à comunidade acadêmica pelo falecimento precoce do reitor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), advogado e jornalista Luiz Carlos Cancellier de Olivo.
Antes de assumir na reitoria, em maio de 2016, Luiz Carlos ou Cau, como ficou conhecido, esteve em abril na Assembleia da Ascop para contar os planos de gestão. Falou muito sobre as ideias que tinha de revitalizar a UFSC e aproximá-la da sociedade. Estava disposto a valorizar mais os conselhos profissionais com ações conjuntas.
Conforme notícia da UFSC, ele tinha 60 anos, era natural de Tubarão. Em 1977, ingressou no curso de Direito da UFSC e como universitário engajou-se no movimento estudantil, que era um foco de resistência à ditadura militar. Interrompeu os estudos para trabalhar como jornalista, em “O Estado” (Florianópolis) e em Brasília, assessorando parlamentares catarinenses. Também participou ativamente das campanhas pela anistia, pelas Diretas-já, pela eleição de Tancredo Neves e pela Constituinte, além do movimento Fora Collor. Em 1996, retomou os estudos, concluindo a graduação em Direito e fazendo em seguida mestrado e doutorado na mesma área. Foi professor e diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade.
05 outubro 2017