Ascop cria Comissão de Saúde com conselhos profissionais da área

Ocorreu na manhã de segunda-feira, 26 de março, no Centro de Ciências da Saúde e do Esportes da UDESC, reunião promovida pela Ascop – Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina com o objetivo de fortalecer a atuação dos conselhos profissionais em Santa Catarina, em especial os da área da saúde, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril). Estiveram presentes presidentes e representantes dos conselhos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Nutrição, além do Conselho de Contabilidade, na pessoa do presidente da Ascop, Marcello Seemann, e de Educação Física, tesoureiro da Ascop, Marino Tessari.

Na oportunidade houve palestra proferida pelo presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos, que abordou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou as ações da gestão participativa que precisam continuar. “Estamos passando por um momento crítico de desmonte das políticas públicas. Precisamos fortalecer osa mecanismos que permitem a participação da sociedade nas decisões”, disse Ronald, pedindo apoio dos conselhos profissionais nas ações que serão desenvolvidas na Semana da Saúde, a partir de 2 de abril.

Ficou criada a Comissão de Saúde dos conselhos profissionais, com o objetivo de aprofundar assuntos de interesse dos conselhos relacionados a esta área, além de promover ações conjuntas. Em breve a Comissão terá reunião para definir um plano de ações, sendo que uma atividade já está em andamento, que será uma fiscalização conjunta em instituição de saúde.

04 abril 2018