Ascop/SC lança carta em prol da democracia

Pela democracia, liberdade e respeito

É garantia assegurada a qualquer indivíduo manifestar-se, buscar e receber ideias e informações de todos os tipos. Vivemos um período conturbado onde a polarização do cenário político impede um debate livre e aberto sobre as questões nacionais fundamentais.

Como representantes das profissões regulamentadas, os conselhos profissionais devem gerar ambientes de discussões positivas e propositivas para os problemas do país. O princípio da liberdade de expressão deve ser protegido e incentivado, dentro do âmbito da democracia, permitindo um debate livre e aberto sobre questões fundamentais e que possam construir soluções coletivas.

A democracia é fundamental numa sociedade civil para que haja fortalecimento das instituições públicas e garantias para todos os cidadãos, afinal segue os princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias. Precisamos, portanto, exigir um governo em que o povo exerça a soberania.

 

A Constituição brasileira de 1988, chamada de Constituição Cidadã, assegura amplo acesso à informação e direitos fundamentais que devem sempre ser lembrados.

Respeito à legislação e às ideias de outrem são essenciais para mantermos a civilidade, avançarmos em campos primordiais, como  educação, saúde e segurança. Em latim, respeito significa “olhar de novo” ou “olhar outra vez”. Ou seja, precisamos nos atentar ao outro, repetir o olhar e assim evoluir na convivência saudável diante das diferenças.

Estamos diante de escolhas importantes para a nação. Cada um é responsável pela sua decisão e deve assumir com clareza o que pretende para o futuro do país.

Pense nisso. Vote com responsabilidade.

 

Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina

Ascop/SC

 

17 outubro 2018