Comissão de Saúde da Ascop/SC define parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde

A reunião da Comissão de Conselhos Profissionais da área da saúde da Ascop/SC teve participações especiais nesta segunda-feira, dia 3 de junho, na sede do CRF/SC, em Florianópolis. A superintendente de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde, Carmen Delziovo, esteve presente acompanhada da diretora de Educação Permanente em Saúde, Micheline Moreira Kemper, da gerente de Planejamento, Dulce  Maria Brandão de Castro Quevedo, e da gerente de Coordenação da Atenção Básica, Maria Simone Pan.  E a diretora de Vigilância Epidemiológica, Maria Teresa Bertoldi Agostini, também esteve junto com a gerente de Vigilância de Doenças Imunopreveníveis e Imunização, Lia Quaresma Coimbra, para apresentar dados e sugerir parcerias.

A coordenadora da Comissão, Karen Denez, presidente do CRF/SC, conduziu os trabalhos e abriu espaço para ouvir as demandas das gestoras da Secretaria, para então os representantes dos conselhos apresentarem suas sugestões. Carmen Delziovo explicou a estrutura das superintendências e como estão sendo realizadas as ações de planejamento para melhorar as ações da saúde em todo o Estado. “Estamos vivendo um momento importante, pois os gestores permitem um trabalho de valorização das equipes multiprofissionais. Um dos focos tem sido a Atenção Primária, sem esquecer a alta complexidade, claro, mas com um cuidado especial na promoção da saúde”, afirmou a superintendente. Ela ainda citou o exemplo do Coren/SC que vem capacitando profissionais de Enfermagem em todo o Estado para utilização de Protocolos nas Unidades Básicas de Saúde e também citou o início de uma ação com o CRF/SC para trabalhar a assistência farmacêutica.

As representantes da Vigilância Epidemiológica apresentaram os números da cobertura vacinal, comentaram os desafios que estão sendo enfrentados para a imunização, pois várias doenças voltaram e desde 2016 vem caindo o percentual da população que faz todas as vacinas necessárias. “Podemos contar com a colaboração dos conselhos para difundir mais a importância das vacinas junto aos profissionais de saúde, utilizando seus canais diretos”, disse Maria Teresa.

Ao final da reunião ficou encaminhado que serão marcados encontros individuais com os conselhos e depois haverá mais uma reunião coletiva para definir ações que atendam demandas comuns.

 

03 junho 2019