Dia do Psicólogo: 27 de agosto

dia do psicólogo

O Dia da(o) Psicóloga(o) é celebrado neste 27 de agosto e a Ascop/SC parabeniza todos os profissionais que são representados pelo CRP-12.

O Dia da Psicóloga e do Psicólogo sempre foi comemorado no dia 27 de agosto, data de publicação da Lei 4.119/62 que regulamentou a profissão de psicóloga(o) no Brasil. Porém, não existia uma lei formalizando a celebração, como ocorria com outras profissões. Em 2016, foi instituído o dia 27 de agosto como data comemorativa oficial do Dia Nacional do Psicólogo, a partir da Lei 13.407/2016.

A história da profissão no país em muito reflete as formas de organização social, consolidamos uma profissão que operacionalizou durante muitos anos constructos teóricos, do campo científico que unicamente serviam-se para materialização de processos de reprodução social. Construímos uma ciência e uma profissão à serviço da história de violência e opressões, uma Psicologia que reproduzia os interesses das elites, que se colocava na prática como mediação para manutenção das desigualdades sociais.

Com informações do CFP.

27 agosto 2021