Dia do Nutricionista: profissional presente em várias frentes

Dia do Nutricionista

A data de 31 de agosto foi escolhida em homenagem à criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas (ABN), que ocorreu em 1949. Posteriormente, a ABN foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionista e, depois, pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). Em 1978 foi criado o  Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) pela Lei nº. 6.583, de 20 de outubro , e regulamentado pelo Decreto nº. 84.444, de 30 de janeiro de 1980. A Lei nº. 8.234, de 17 de setembro de 1991, substituiu a de número 5.276.

O CFN foi criado a partir da mobilização de profissionais, estudantes e entidades de nutrição, que defendiam a necessidade da categoria ter um órgão regulamentador próprio. Afinal, eram fiscalizados por órgãos regionais de fiscalização da Medicina (Lei nº. 5.276 de 24 de abril de 1967). Assim, a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), primeira entidade representativa da categoria, criada em 1949, foi fundamental nesta articulação que resultou tanto na regulamentação da profissão quanto na criação dos conselhos de nutricionistas.

A atuação do profissional de nutrição tem sido importante em diferentes frentes. Desde reforçar as boas práticas na manipulação dos alimentos para evitar a contaminação até orientar a população para o risco do ganho de peso e diversas outras comorbidades, advindas de uma alimentação desregrada, muito comum neste momento da pandemia. Quando atua na Atenção Básica, o profissional trabalha com uma visão mais ampla de atendimento.

Os nutricionistas podem atuar nos mais diversos segmentos do mercado. Desde em hospitais, escolas, ginásios esportivos a clínicas particulares, por exemplo.

31 agosto 2021