Assembleia Geral define calendário de atividades, cursos e planejamento das ações

ascop assembleia

Com a presença de presidentes e representantes de doze conselhos profissionais associados, ocorreu na quinta-feira (31/3) a primeira Assembleia Geral Ordinária da Ascop/SC. O presidente da entidade, Marcos Vinicius de Oliveira Neves (CRMV-SC), coordenou os trabalhos junto com o tesoureiro, Marino Tessari (CREF3-SC).

Na pauta esteve  a apresentação de propostas para conteúdos relevantes a serem temas de palestras nas próximas reuniões. Um deles é a postura institucional que deve ser tomada neste ano eleitoral, sendo que a ideia é convidar algum representante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) para esclarecer o que os dirigentes podem manter como atividades de cada conselho, evitando infrações à legislação já que são todos autarquias federais.

Outro tema que a Diretoria da Ascop/SC apresentou foi a parceria com a Junta Comercial do Estado (Jucesc), trazendo a presidente Renata da Silva Wiezorkoski para uma reunião e alinhar a possibilidade de um convênio com a Associação para que os conselhos possam oferecer benefícios aos registrados na abertura de empresas e outros processos.

O presidente da Ascop/SC também sugeriu um terceiro tema que seria a Rede de Controle da Gestão Pública, com um convite ao representante do Tribunal de Contas da União (TCU) para que possa detalhar mais o trabalho que vem sendo realizado, já que vários conselhos participam deste movimento.

Outros temas foram sugeridos pelos presentes, como uma palestra com a Serpro para uma parceria no sentido de atualizar os cadastros de cada conselho. O presidente do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Xavier, destacou que já teve uma reunião com a Serpro e essa aproximação é importante para poder oferecer os serviços a todos os conselhos profissionais.

O tesoureiro da Ascop/SC sugeriu que a entidade se envolva e apoie a realização de debates com os candidatos aos poderes Executivo e Legislativo, destacando que a OAB-SC sempre faz essa mobilização e a Ascop/SC pode colaborar com a participação de todos os conselhos.

Foram discutidos ainda temas para os cursos que devem ser oferecidos aos empregados dos conselhos profissionais, sendo que as comissões de Fiscalização e de Licitações sugeriram alguns temas. Os mesmos serão detalhados e oferecidos ao longo do ano. Na Assembleia foram aprovados ainda os documentos de Prestação de Contas de 2021, já referendado pelo Conselho Fiscal e o registro em cartório do Estatuto que foi alterado na reunião de dezembro de 2021.

Estiveram presentes representantes do CRESS-SC, CAU-SC, Corecon-SC, CRP-12, Core-SC, CRFSC, CRQ-SC, CRA-SC, CREA-SC e CRT-04.

01 abril 2022