Ascop/SC promove reunião técnica sobre Fiscalização

fiscalização indicadores

As Comissões Temáticas da Saúde e de Fiscalização e Ética da Ascop/SC promoveram um encontro virtual no último dia 12 de maio para tratar de um assunto comum a estes grupos de trabalho, que são os indicadores que ajudam no trabalho dos fiscais na área da Saúde. O evento foi aberto a todos os empregados dos conselhos profissionais associados interessados no tema. A coordenadora da Comissão de Saúde, Jaqueline Ijuim (Crefono3), e a secretária executiva da Ascop/SC, Mariana Rodrigues Pereira, organizaram a atividade.

A Coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), Débora Tiitus Marchi, que é Gerente do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Biomedicina – CRBM 1ª Região, fez a apresentação do trabalho desenvolvido pelo grupo e ressaltou a importância dessas ações que permitem a troca de experiências entre os conselhos, aprimorando processos e ações.

A vice-coordenadora da COF/FCFAS, Ana Clélia Linhares Carvalho, Coordenadora do Departamento de Fiscalização do CRBM 1ª Região, também esteve na vídeoconferência e apresentou o painel de indicadores desenvolvido pela Comissão como ferramenta aos setores de fiscalização dos Conselhos. Os itens listados são: Atendimento de denúncias no prazo; Resolutividade dos processos fiscais; e Estabelecimentos e profissionais fiscalizados.

“Estes três indicadores nos permitem dar um panorama geral de como o conselho está atuando no combate ao exercício ilegal da respectiva profissão”, disse Ana Clélia. Na sua fala, mostrou as fases de criação deste painel, que foi desde o mapeamento do processo, a identificação dos riscos, a seleção de ferramentas, até o desenvolvimento das fichas técnicas de cada item e a construção em si de cada indicador.

Participaram do evento representantes do CAU/SC, CRA-SC, CRCSC, CREA-SC, CREF3/SC, CREFITO10, CREFONO3, CRN10, CRM-SC, CRMV-SC, CRO-SC, CRP-12 e CRT-04.

Ao final das apresentações, os participantes puderam esclarecer dúvidas e fazer perguntas sobre o trabalho da Comissão no Fórum dos Conselhos Federais.

16 maio 2022