ASCOP

ASCOP

restrospectiva
Folder Institucional 17
crb14
coren
cress

NOTÍCIAS
CREA-SC comemora 59 anos de história
CREA-SC comemora 59 anos de história

Nesta sexta-feira, 17 de março o CREA-SC completa 59 anos. A diretoria agradece e parabeniza a todos os que construíram e fazem parte dessa história: ex-presidentes, ex-conselheiros e antigos diretores, inspetores e funcionários; atuais conselheiros, inspetores, diretores regionais e colaboradores em todo o estado, representantes de entidades de classe e instituições de ensino, profissionais do sistema. Fundado em março de 1958, o CREA-SC apresenta uma trajetória de conquistas para a área tecnológica e a sociedade catarinense.


“Parabéns e muito obrigado a todos. Continuaremos trabalhando para uma gestão ética e transparente, priorizando a valorização e fiscalização do exercício profissional, a segurança e a qualidade de vida da população”, destaca o presidente do Conselho, Eng. Civil e de Seg. do Trabalho Carlos Alberto Kita Xavier.


Ações atual gestão 

Na primeira gestão, foi implantado o Programa ISO 9001 e o Projeto de Sustentabilidade. Foram potencializados os investimentos no Programa CREAjr visando à formação de novas lideranças e a aproximação com as instituições de ensino. Iniciou-se a informatização dos processos nas câmaras foi implantada a votação eletrônica no plenário. Foi defendida a criação de uma legislação específica para a manutenção predial contribuindo no aperfeiçoamento das Normas de Segurança Contra Incêndio no estado. Criado o GT Empresarial, visando estreitar as relações com as empresas da área tecnológica. Lançadas publicações de conscientização dos profissionais e sociedade como a Cartilha de Acessibilidade e o Manual do Síndico.


A fiscalização de obras públicas, a ocupação de cargos técnicos por profissionais habilitados e o cumprimento do salário mínimo profissional foram outras ações importantes que continuam a ser praticadas neste mandato. 


Houve melhorias na gestão financeira, mesmo com a redução das taxas de ARTs, foi reduzida a inadimplência e a análise orçamentária e a aplicação dos recursos garantindo superávit.
Nesses últimos três anos vem ocorrendo o fortalecimento das ações de fiscalização e uma participação efetiva junto a prefeituras e órgãos estreitando as ações do Conselho relacionadas à importância da responsabilidade técnica em obras e serviços pertinentes à engenharia. Acordos e inúmeros convênios em parceria com órgãos, entidades e municípios possibilitaram o lançamento de novos projetos, como a Cartilha da Engenharia Pública, o Projeto Legal, Prefeitura no Bairro, assinatura de termos de cooperação técnica, e serviços on line como a nova ART, Acervo Técnico Digital, Revista Digital e o Aplicativo Denúncia, da Fiscalização.


“Vamos continuar modernizando os serviços visando o combate ao exercício ilegal da profissão, além de fortalecer as entidades de classe, consolidar o relacionamento com o setor empresarial, aprimorar as práticas de sustentabilidade e manter uma gestão ética, eficaz e transparente. Uma das prioridades será o investimento nas campanhas institucionais de valorização profissional, ações voltadas ao meio ambiente como a diminuição do consumo de recursos naturais, e a atuação do CREA visando participação efetiva dos profissionais nos grandes desafios que necessitam da atuação técnica das engenharias e afins, como a implantação dos planos diretores, da engenharia pública e da acessibilidade em nossas cidades”, pontua o presidente Kita.

   

 

Gestões que superaram desafios

 

Eng. Civil Celso Ramos Filho – 21.03.58 à 31.10.75 – Fundação, implantação e expansão do CREA em Santa Catarina, desmembrando-o do Conselho da 8ª Região – CREA-RS.

Eng. Mec. e Met. Carlos Calliari – 01.11.75 à 31.12.78 - Construção da sede em 1978, com o apoio dos CREAs do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Eng. Civ. Paulo Wendhausen – 01.01.79 à 31.12.81 – Implantação de políticas de valorização profissional, quando o estado batia recorde em número de novos cursos de engenharia.
Eng. Eletric. Edison Macedo – 01.01.82 à 31.12.87- Valorização da comunicação e publicações, levando ao conhecimento da população a atuação do Conselho em todo o Estado.

Eng. Agr. Oly de Carvalho – 01.01.88 à 10.05.90 - Modernização das atividades e a busca por uma maior solidez.
Eng. Civ. Wilson Lang – 11.06.90 à 31.12.96 – Fortalecimento das entidades de classe e implantação de programas de Educação Continuada.

Eng. Eletric. Luiz Roberto Glavam – 01.01.97 à 31.12.99 – Aperfeiçoamento do processo eleitoral com a realização de uma eleição totalmente informatizada, exemplo para todo o País.

Eng. Civ. Celso Ramos Fonseca – 01.01.2000 à 31.12.05 - Aumento do número de fiscais e inspetorias, implantação do CreaNet e Ouvidoria, criação da Mútua/Caixa de Assistência.
Eng. Civ. Rogério Novaes – 09.01.2003 à 01.04.2004 - Resgate da história e da memória do Conselho, bem como das entidades de classe, foram ações importantes.

Eng. Agr. Raul Zucatto – 01.01.2006 à 31.12.2011 - Implantação do Planejamento Estratégico; ART 100% Eletrônica e frota própria de veículos da fiscalização; criação do Programa CREAjr-SC.