ASCOP

ASCOP

restrospectiva
Folder Institucional 17
crb14
coren
cress

NOTÍCIAS
Presidente do Conselho Nacional de Educação fez palestra na Assembleia da Ascop
Presidente do Conselho Nacional de Educação  fez palestra na Assembleia da Ascop

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, presidente do Conselho Nacional de Educação, foi o palestrante da primeira Assembleia da Ascop de 2017 ocorrida nesta quinta, 30 de março. A reunião conduzida pelo presidente da Ascop, Marcello Seemann (CRCSC) e demais membros da Diretoria, contou com a participação de representantes de 18 conselhos profissionais associados. O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald dos Santos, também esteve presente.

 

No início da sua fala, Deschamps explicou o funcionamento do Conselho Nacional de Educação, que inclui entre outras atividades o credenciamento de cursos de graduação e normatização da educação básica, do ensino fundamental e médio. “Estávamos com déficit no andamento dos processos e conseguimos avançar muito, passando de 700 processos para 50 sendo analisados no momento”, contou ele, que destacou o trabalho de avaliação da política nacional de educação superior e a aproximação necessária com os conselhos profissionais para atuar em conjunto nesses credenciamentos.

Sobre o cenário nacional na área da educação, Deschamps alertou que a área vem melhorando muito mas não na velocidade que seria necessário. “Temos várias frentes de trabalho que estão avançando, como o uso da tecnologia nas salas de aula, mas ainda temos carência na infraestrutura e manutenção das escolas”, disse.

Em seguida, o secretário apresentou as propostas que estão sendo apresentadas para a reforma do Ensino Médio, ressaltando que desde 2011 a discussão é feita pelo conselho dos secretários estaduais de Educação. “O objetivo é transformar o modelo padrão em um sistema mais diversificado, com flexibilização na escolha das disciplinas para que haja o protagonismo juvenil e os alunos possam iniciar suas escolhas e aprofundar as áreas de conhecimento de interesse”, defendeu, lembrando que há muita evasão e apenas 13% dos jovens brasileiros acessam as universidades.

 

Foi aberto o debate entre os participantes e o secretário Deschamps respondeu questões sobre divulgação dos conselhos em escolas públicas estaduais, abertura de novos cursos,  educação à distância que vem sendo revista pelo Ministério da Educação.

 

Assembleia – Na sequência foi formado o Núcleo dos Conselhos Profissionais na área da Saúde para debater assuntos de interesse coletivos. Aproveitando a presença do presidente do Conselho Nacional de Saúde, foi referendada a criação e marcada uma reunião entre os representantes.

Foi debatida ainda a formação de grupos ou ações voltadas aos jovens dentro dos conselhos profissionais, como Programa Júnior. 

 

Na sequência da reunião, foram aprovados os balancetes do final do ano e do início deste ano, assim como foi apresentada  aprovada uma alteração do Estatuto da Ascop para realização de cursos. A Diretoria apresentou os resultados da Campanha de Anuidade e valorização profissional realizada no mês de março.Foram apresentadas ainda as propostas para cursos sobre termos de referência em licitações e outro sobre redação oficial.