ASCOP

ASCOP

restrospectiva
Folder Institucional 17
crb14
coren
cress

NOTÍCIAS
ASSEMBLEIA COMEMORA 28 ANOS DA ASCOP
ASSEMBLEIA COMEMORA 28 ANOS DA ASCOP

Presidentes, conselheiros e diretores dos Conselhos Profissionais do Estado se reuniram na quinta-feira (27/7) na sede do CRCSC para comemorar os 28 anos da Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina – ASCOP/SC.

A abertura do evento foi conduzida pelo presidente da Associação, Marcello Seemann, que também preside o CRCSC. Em sua fala, Seemann fez um breve resumo da fundação da entidade e ressaltou a importância das ações para o fortalecimento dos profissionais.

A história da ASCOP iniciou em 28 de julho de 1989, quando 11 Conselhos Profissionais, reunidos na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária, aprovaram o estatuto e elegeram a primeira diretoria do então Sindicato Patronal das Autarquias Federais, que mais tarde passou a ser a Associação dos Conselhos Profissionais.  “Desde sua criação, a ASCOP sempre esteve atenta às demandas dos profissionais para poder oferecer soluções e contribuições necessárias aos seus Conselhos”, contou o presidente.

Durante o discurso, Marcelo sentiu-se orgulho ao citar os objetivos conquistados em todos esses anos. “Valorizamos o caminho percorrido e as ações realizadas. Agora, olhamos para o futuro, dedicando-nos à capacitação, à formação dos futuros profissionais e ao aperfeiçoamento constante dos que já estão no mercado de trabalho”, disse.

Palestra -

Em seguida, o secretário de Planejamento do Estado, Murilo Flores, mostrou o cenário atual de Santa Catarina, por meio do Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais, instituído pelo Governo do Estado em 2016. 

O projeto tem como finalidade articular, coordenar e estimular o processo de planejamento e de organização de estratégias para promover um desenvolvimento inclusivo e equilibrado no Estado.  “Estamos centrados nos fatores causadores das desigualdades entre regiões. Com isso, pretendemos dinamizar a economia em regiões com baixos indicadores de desenvolvimento, gerando mais empregos, criação de empresas e dinamismo econômico”, explicou Flores.

O Programa compreende 12 agências de Desenvolvimento Regional, localizadas em: Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió. 

Conforme dados apresentados pelo secretário, “essas regiões abrangem 84 municípios com 1,06 milhão de pessoas, ou seja, 16,12% da população do Estado. Elas geram um PIB de R$ 18,3 bilhões o que corresponde a 10,3% do total da riqueza produzida em Santa Catarina”. 

Logo após a explanação de Murilo Flores, todos os presentes esclareceram dúvidas e sugeriram ações ao Governo para valorizar ainda mais as categorias profissionais.

Homenagem

O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10° Região, Sandroval Francisco Torres entregou uma placa ao presidente da ASCOP, Marcello Seemann, parabenizando a entidade pelos seus 28 anos, dedicados à defesa dos direitos e interesses coletivos dos Conselhos Profissionais associados.

Ao final, todos participaram de um jantar em comemoração ao aniversário da Associação. 

 

 

LEIA MAIS:

 

http://www.corensc.gov.br/2017/07/28/corensc-participa-de-assembleia-da-ascop/

 

http://www.oab-sc.org.br/noticias/assembleia-comemora-28-anos-ascop/14348

 

http://www.crea-sc.org.br/portal/index.php?cmd=noticias-detalhe&id=4432

 

https://www.crefsc.org.br/assembleia-comemora-28-anos-da-associacao-dos-conselhos-profissionais-de-sc/

 

http://www.crasc.org.br/crasc/noticias/ascop-celebra-28-anos-de-fundacao

 

http://www.spg.sc.gov.br/noticias/1774-secretario-murilo-flores-realiza-palestra-na-associacao-dos-conselhos-profissionais-de-santa-catarina