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Profissionalização da gestão foi tema de palestra na Assembleia da Ascop
Profissionalização da gestão foi tema de palestra na Assembleia da Ascop

A Assembleia da Ascop/SC reuniu nesta quinta-feira (28/9) representantes de 16 conselhos profissionais que debateram o tema “Profissionalização da Gestão” com a mediação do professor de Administração Pública da Esag, Leonardo Secchi, que é pró-reitor de Planejamento da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O presidente da Ascop/SC, Marcello Seemann, coordenou os trabalhos.

 

O professor falou da pressão para mudanças ou implantação de políticas públicas por meio de atuação das entidades e que esse movimento deve ser contínuo, com estratégia e organização.

 

O pró-reitor citou os projetos desenvolvidos dentro da Esag, como o “Governo Nota 10 – menos cabide, mais qualificação” que pede a seleção mais criteriosa dos ocupantes de cargos em comissão. “Além de delimitar um percentual para esses cargos, o ideal é que os gestores considerem o conhecimento técnico de acordo com a função”, disse Leonardo. Ele apresentou ainda outro projeto nessa área, que prevê uma espécie de residência em gestão pública para que os profissionais possam desenvolver as aptidões na prática.

 

Um encaminhamento definido na reunião foi de pensar em estratégias para, de forma conjunta, aproveitar o processo eleitoral de 2018 para que os candidatos tenham compromisso com a gestão pública baseada no conhecimento técnico. “Podemos avançar em outras demandas que sejam de interesse dos conselhos”, disse o presidente Seemann, sugerindo a criação de uma Comissão para formular os passos e o documento com os compromissos de profissionalização da gestão para os candidatos nas eleições majoritárias de 2018.

 

Foi criada uma Comissão com representantes de quatro conselhos e mais o pró-reitor da Udesc que prontificou-se a colaborar para estruturar as atividades.  O presidente do CRA/SC, Evandro Linhares,  que vai integrar a Comissão, sugeriu a realização de um debate conjunto dos conselhos com os candidatos, entre outras ações.

 

Em seguida, a reunião continuou com apresentação do novo curso de Redação Oficial a ser realizado em novembro, avaliação do curso realizado sobre Pregão Eletrônico e a definição de novos cursos para o próximo ano. Os balancetes do último trimestre foram apresentados e aprovados por unanimidade.