Ascop/SC promoveu o 1º Seminário de Fiscalização do Exercício Profissional

A Associação dos Conselhos Profissionais do Estado de Santa Catarina (Ascop/SC) promoveu nesta quarta-feira, dia 27 de junho, o 1º Seminário de Fiscalização do Exercício Profissional. Com a coordenação da Comissão de Saúde criada dentro da Ascop pelos conselhos da área, o evento foi realizado por meio de uma parceria com a Vigilância Sanitária.

O presidente da Ascop/SC, Marcello Seemann (CRCSC), fez a abertura e destacou a importância de todos os fiscais conhecerem a atuação da Vigilância e como os conselhos podem colaborar para garantir boas práticas em defesa da sociedade. O tesoureiro da Associação, Marino Tessari (CREF-3), também elogiou a iniciativa em prol da qualificação dos profissionais. A diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Raquel Ribeiro Bittencourt, ressaltou a necessidade dessas parcerias pois em muitos casos suas equipes se deparam com problemas e eventos adversos que tem a ver com ética profissional.

Na sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) e com transmissão ao vivo (youtube.com/eventoscrcsc), o Seminário foi conduzido pelo presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-10), Sandroval Francisco Torres, e reuniu cerca de 60 pessoas entre coordenadores dos Departamentos de Fiscalização e os fiscais de 18 conselhos para um verdadeiro treinamento com as representantes de quatro gerências da Vigilância. As presidentes dos conselhos de Enfermagem (Coren/SC), Helga Bresciani, de Nutricionistas (CRN/10), Maria do Carmo de Lima Martins, e de Farmácia (CRF-SC), Karen Denez, também participaram do evento.

O primeiro assunto foi Segurança do Paciente e foi ministrado pela gerente da área na Vigilância Sanitária, Janete Ferreira Pinheiro. Ela explicou que o trabalho tem foco na implementação das boas práticas e na prevenção dos chamados efeitos indesejados. “Avaliamos os casos em que a punição em um procedimento errado é adequada ou não. Em muitos momentos nos deparamos com problemas de ética profissional, portanto é muito importante que possamos comunicar rapidamente os conselhos”, afirmou ela.

Em outra palestra, a gerente da área de Inspeção e Monitoramento, Roberta Vanacôr Lenhardt, abordou a importância do responsável técnico (RT) nos estabelecimentos fiscalizados pela Vigilância Sanitária. Além do registro e da qualificação, este profissional precisa ter o comprometimento com a função e entender todos os processos de trabalho ao qual suas equipes estão sujeitas.

A gerente da área de Saúde do Trabalhador, Regina Del Castel Pinheiro, falou desta área com propriedade, assim como as demais palestrantes. Ao relatar os grupos de trabalho existentes que atuam nas áreas da agroindústria, postos combustíveis, radiações ionizantes, entre outras.

Por fim, a gerente de Saúde Ambiental, Michele Marcon Telles Prado, fez uma explanação dos vários programas realizados na área, como o de qualidade da água, sobre o solo contaminado, sobre gestão de resíduos, produtos perigosos, uso de substâncias químicas, monitoramento do cólera e do esgotamento sanitário.

A diretora Raquel destacou o programa voltado aos desastres naturais, já que em Santa Catarina os eventos tem sido frequentes e é fundamental ter um trabalho de cuidado e atenção a este setor. Ela concluiu as apresentações dizendo que a Vigilância Sanitária está sempre à disposição dos conselhos para esclarecimentos, ações conjuntas e troca de informações que possam servir para defender a sociedade e permitir as boas práticas em todas as áreas. O coordenador do evento Sandroval Torres abriu o espaço para debate e as palestrantes esclareceram várias dúvidas dos fiscais presentes.

O presidente da Ascop agradeceu a presença de todos, encerrou o Seminário ressaltando o excelente trabalho conduzido pela diretora da Vigilância e toda a sua equipe, “que demonstrou capacidade técnica, conhecimento e primordial qualificação para atuar em todo o Estado”, disse.

Conheça mais sobre o trabalho da Vigilância Sanitária: http://www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br/

VEJA MAIS FOTOS NO FACEBOOK DA ASCOP: www.facebook.com/ASCOPSC

27 junho 2018