12 de março é Dia do Bibliotecário: dos espaços físicos aos digitais

Biblioteconomia

A Ascop parabeniza todos os profissionais de Biblioteconomia nesta data em que marca o dia desta importante categoria. No Brasil, o Dia do Bibliotecário foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980, a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre.

Engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882. Hoje a Biblioteconomia tem sua profissão regulamentada, reconhecida e representada pelo Sistema Conselhos de Biblioteconomia sendo que, em Santa Catarina, temos o Conselho Regional de Biblioteconomia 14a região (CRB14)

Estes profissionais são cada vez mais essenciais na sociedade. Tradicionalmente o campo de atuação dos bibliotecários está relacionado às bibliotecas escolares, públicas, universitárias, especializadas. No entanto, os bibliotecários podem exercer atividades em outros espaços como: empresas, ONGs, hospitais, cartórios, editoras, escritórios jurídicos, startups, incubadoras tecnológicas, tendo como objeto de trabalho a informação em diferentes perspectivas.

O bibliotecário desenvolve suas atividades para organizar, representar, disseminar e recuperar a informação (física ou digital) tendo em vista as necessidades de informação dos públicos que atende.

O profissional não se limita aos espaços físicos, atua também no ambiente digital, nas bibliotecas virtuais, base de dados, sites, mídias sociais etc. seja na estruturação desses meios, na pesquisa e / ou análise da informação.

12 março 2022