Diretor da Ascop/SC prestigia posse da nova gestão do Conselho Regional de Odontologia

posse CRO SC Ascop

O novo plenário do CRO-SC tomou posse no dia 31 de março em solenidade que contou com a presença dos diretores do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o vice-presidente Nazareno Ávila, o secretário geral Cláudio Myiake e o tesoureiro Luiz Evaristo Ricci Volpato. A presidente Sandra Regina Pereira Silvestre, a primeira cirurgiã-dentista a assumir o cargo nos 55 anos no existência do CRO-SC saudou os presentes e fez um breve resumo das ações realizadas de 2019 a 2021, quando o CFO precisou agir emergencialmente e nomear no novo plenário.

O diretor tesoureiro da Ascop/SC, Marino Tessari (CREF3-SC), representou a entidade no evento, destacando a importância dos conselhos profissionais para valorização das categorias.

O vice-presidente do CFO fez questão de destacar a meta do CFO de aproximar-se ainda mais de Santa Catarina, segundo ele o estado com menor índice de inadimplência em todo o país. “Posso afirmar que não erramos aos confiar em seus nomes para gerir o CRO Santa Catarina”, assegurou Nazareno Ávila, ao destacar que com a eleição de outubro passado foi feita a vontade de mais de 17 mil cirurgiões-dentistas catarinenses.

A nova presidente relatou em especial a luta pela vacinação prioritária dos profissionais da Odontologia, bem como pelo retorno aos atendimento odontológicos durante a pandemia da Covid-19, incluindo trabalho conjunto com a Vigilância Sanitária de orientação e esclarecimento aos dentistas em um momento tão momento tão difícil.

Segundo ela, foram acionados judicialmente os municípios que descumpriram piso remuneratório e jornada de trabalho para os cirurgiões-dentistas, acionado o Ministério Público e Procon devido ao aumento abusivo dos EPIs, realizadas campanhas de orientação sobre ética na profissão e ações fiscalizatórias intensas junto aos profissionais que denigrem a profissão, além de colocar em dia uma pauta com mais de 300 processos éticos represados no início da gestão, entre tantas outras ações.

Na cerimônia foram homenageados os conselheiros da gestão anterior com uma placa de agradecimento entregue pelos diretores do Conselho Federal pelo trabalho em prol da odontologia catarinense.

Em seguida, foram empossados os conselheiros Sandra Regina Pereira Silvestre (presidente), Wilson Andriani Junior (secretário geral), Ana Paula Denoni Freitas (tesoureira), Rafael Lacerda Zandoná, Lauro Henrique Souza Lins, Ana Maria Zotttis Hümmelgen, Luciane Carmen Villela, Adriana Wolff de Carvalho, Nelson Westrupp e Cybele Spohr Corrêa.

A presidente Sandra Silvestre, ao lembrar que a posse era uma confirmação de que os caminhos percorridos estavam corretos, que o trabalho deu frutos e que esforços foram reconhecido, encerrou o pronunciamento reafirmando seu compromisso de seguir trabalhando pelo respeito e a dignidade que a odontologia merece e fazendo o melhor pela nossa profissão.

A cerimônia, realizada no auditório do Crea-SC, em Florianópolis, contou também com a presença do cirurgião-dentista e secretário Executivo de Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino, representando o governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, César de Oliveira, o vice-presidente da Associação Brasileira de Odontologia de Santa Catarina (ABO) César de Oliveira, e o presidente da Academia Catarinense de Odontologia (ACO) Mauro Caldeira de Andrada, entre representantes de faculdades de Odontologia, delegados regionais, membros de comissão de CRO-SC, familiares e amigos.

08 abril 2022