Live da Comissão de Saúde da Ascop/SC esclareceu dúvidas sobre câncer nos pets

outubro rosa pets

O médico veterinário Luiz Afonso Erthal foi o convidado da Comissão de Saúde da Ascop/SC para a segunda palestra em referência à campanha Outubro Rosa. O integrante da Comissão pelo CRMV-SC, Paulo Zunino, fez a mediação e a live contou ainda com a participação da coordenadora Jaqueline Ijuim (Crefono3) e o diretor tesoureiro Marino Tessari (Cref3-SC).

Desta vez o tema foi o câncer de mama nos pets, uma doença que tem aparecido com mais frequência nos consultórios e clínicas. Segundo o médico veterinário, a incidência é maior nas cachorras mas também atinge gatas. Os machos também podem ter, mas a incidência é bem menor, entre 3 e 5%.

Com pós-Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais e em Oncologia Veterinária, Luiz Afonso destacou como realizar o chamado “toque” para detectar nódulos nas mamas, aproveitando os momentos de carinho nos animais. Explicou a importância da prevenção, pois o tratamento mais viável tem sido a cirurgia e quanto antes detectado o câncer, mais fácil a cura.

Os participantes que acompanharam a live pelo Facebook – CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR NA ÍNTEGRA – também tiraram dúvidas sobre alimentação, possibilidade de metástase e quimioterapia pós cirúrgica. A coordenadora Jaqueline Ijuim deu um depoimento sobre sua cadela, que passou por todo o tratamento e está melhor, depois de quatro anos da descoberta.

O médico veterinário Luiz Afonso Erthal é Tesoureiro da Diretoria Executiva do CRMV-SC (2020-2023) e
proprietário da Clínica Amigo dos Bichos (desde 1997).

30 outubro 2022