Comissões Temáticas

foto AGO 2019

Grupos de Trabalho

Formados por representantes dos Conselhos associados

Os membros das Comissões Temáticas são indicados pelo presidente de seu respectivo Conselho para discutir assuntos de interesse comum em cada uma das temáticas apresentadas. No ano de 2018 os Conselhos da área da saúde associados à ASCOP reuniram-se e formaram a Comissão de Saúde, a fim de tratar de assuntos relacionados à área, por meio de encontros mensais, demandando ações em conjunto com a ASCOP, Secretaria Estadual, Prefeitura Municipal entre outros. No início de 2019, o então Presidente da Associação, Ari Geraldo Neumann, na ocasião Presidente do CREA-SC, propôs novos temas para a criação de outras Comissões Temáticas. Levando-se à votação em Assembleia (foto), com participação dos Presidentes dos Conselhos presentes, foram criadas mais 05 comissões.

Debate entre os Conselhos

Ações conjuntas para a sociedade

A partir do segundo semestre de 2019 os grupos se reuniram, elegeram seus Coordenadores Geral e Adjunto, e estabeleceram juntos as diretrizes e mecanismos de trabalho. Inicialmente, as reuniões eram realizadas na sede da ASCOP ou no espaço de algum Conselho Profissional e ocorriam mensalmente. Entretanto, em meio à pandemia do Covid-19, os encontros têm ocorrido de maneira virtual por videoconferência (foto) e conforme demanda do Coordenador Geral. Cada grupo tem por objetivo geral promover o debate entre os Conselhos Profissionais representantes que atuam na normatização e fiscalização do exercício profissional no que tange às normas, legislação e jurisprudência, bem como aos demais assuntos pertinentes à temática específica. Com isso, pretende-se fortalecer a rede de contatos e troca de experiências entre os Conselhos por meio de ações conjuntas que beneficiem não só os associados como a sociedade de modo geral.

Conheça as 6 Comissões Temáticas da ASCOP/SC

Educação e Formação Profissional

O grupo bastante debateu acerca do aumento da oferta de cursos EaD, principalmente na área da saúde, em que propuseram ações mais efetivas para a fiscalização da realização de aulas práticas capazes de capacitar o aluno para o trabalho profissional. Organizaram uma palestra sobre o tema em 2019 com diversos convidados de várias instituições além dos Conselhos Profissionais associados.

Fiscalização e Ética

Com a proposta da criação de uma cartilha de orientação e boas práticas do agente fiscal para uso conjunto, o grupo trocou experiências e discutiu diversas questões sobre este assunto. Em 2020, durante a pandemia, disponibilizaram um documento de como abordar os fiscalizados neste período com a colaboração da Comissão de Saúde.

Governança e Transparência

Neste grupo, os representantes mais avançados na aplicação destes conceitos em seus Conselhos trocam experiência com os demais e a interação com o tema tem sido muito proveitosa.

Licitações e Contratos

A principal atividade deste grupo tem sido a realização de processos licitatórios em conjunto, o que diminui o tempo investido em cada processo, tendo em vista que os Conselhos dividem as tarefas, bem como reduz o custo unitário, a medida que aumentam os quantitativos dos itens, e por fim, a significativa redução de custos nos processos. Esta ação, por intermédio da inscrição de projeto em evento, rendeu o prêmio de melhor ação nesta área no Brasil. Já realizaram no ano de 2019 um curso para os setores de licitação dos Conselhos e planejam um novo para o ano de 2021.

Planejamento e Gestão Estratégica

Este grupo já realizou um edição do evento de boas práticas, na qual cada representante apresentou o Planejamento Estratégico implantado em seu respectivo Conselho, cujo resultado foi uma enorme troca de experiências e ideias para melhoria das ações de planejamento e gestão.

Saúde

Tem um bom relacionamento com a Diretoria de Vigilância em Saúde e com a Secretaria Estadual de Saúde e, eventualmente, quando há um assunto pertinente, convidam alguém destes órgãos para participar das reuniões e esclarecer alguma questão. Têm sido atuante na divulgação de campanhas de cuidados com a higiene e distanciamento social durante a pandemia, bem como cobrando ações efetivas e colocando-se à disposição no que se refere à campanha estadual de vacinação.