Como foi: profissionais de quatro áreas debateram qualidade de vida e bem estar

Na última terça-feira (26/4), a Comissão de Saúde da Ascop/SC promoveu uma Roda de Conversa virtual sobre “Atuação multiprofissional na qualidade de vida e bem estar”. O evento foi organizado para celebrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, e reuniu profissionais de quatro áreas diferentes – todos conselheiros em suas entidades representativas – para compartilhar conhecimento com foco na promoção da saúde. A mediação foi da coordenadora da Comissão, fonoaudióloga Jaqueline Ijuim (Crefono3), e o tesoureiro da Ascop/SC, Marino Tessari (CREF3-SC) também participou do evento.

A mediadora fez a abertura da Roda de Conversa destacando a importância desta troca de informações entre as áreas e do trabalho multiprofissional que precisa ser realizado no atendimento aos pacientes. “Quanto mais pudermos enxergar as pessoas na sua totalidade, certamente estaremos promovendo mais saúde e bem estar”, disse Jaqueline Ijuim.

O debate foi transmitido pelo Facebook, CLIQUE AQUI para conferir na íntegra.

A primeira a fazer sua apresentação foi a cirurgiã dentista Ana Maria Zottis Hümmelgen (CRO-SC), que é especialista em Ortodontia desde 2005 e possui capacitação e Certificação em Odontologia do Sono, sendo membro da ABOR SC- Associação Brasileira de Ortodontia e Associação Brasileira de Sono. E ela abordou esse tema, mostrando exemplos de como é possível ter uma boa qualidade do sono com o tratamento adequado. Ana Maria é professora de Ortodontia Preventiva no curso de Especialização em Odontopediatria do Instituto Orbis – Balneário Camboriú e atua em clínica privada desde 1986.

Em seguida, a fonoaudióloga Talita Todeschini (Crefono3) falou do trabalho na sua área, em especial nas questões ligadas à alimentação, revelando o significativo trabalho para garantir as funções em casos de doenças ou cirurgias. Ela lembrou que o ato de comer é também social, portanto os problemas ligados a isso causam outros problemas aos pacientes. Talita tem pós graduação em Disfagia: atuação em âmbito hospitalar  e Mestrado em Distúrbios da Comunicação. Atua em atendimento home care há 10 anos, pacientes adultos e infantil, paciente de alta complexidade.

O profissional de Educação Física Paulo Sergio Cardoso da Silva (CREF3-SC) fez uma apresentação sobre a sua área e a atuação no Sistema Único de Saúde, que possibilita tornar mais acessível as atividades à população. “A atividade física diminui o estresse, melhora o sono, é fator de proteção para várias doenças crônicas e ajuda até mesmo na inclusão social”, disse ele. Paulo Sergio foi responsável pela implantação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) no município de São José, coordenando o serviço e chegando à posição de Diretor da Vigilância Epidemiológica neste município. Autor de livros e palestrante, possui Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva com ênfase em Epidemiologia (UFSC), atualmente é docente na UDESC, estando Coordenador do GT de Políticas Públicas da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde.

Por fim, o psicólogo Rafael Frasson (CRP-12) encerrou a parte das apresentações abordando os desafios da vida cotidiana e como as pressões interferem na qualidade de vida. “A busca de ajuda deve ser realizada a qualquer momento, para promover o equilíbrio sempre ou quando há problemas emocionais. A Psicologia contribui efetivamente para o bem estar e atua em várias áreas”, enfatizou ele. Com pós-Graduação em Psicologia Existencialista Sartreana, Rafael tem experiência na área da Psicologia Clínica, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando como psicólogo clínico em consultório particular desde 2005.

Depois das falas, foi aberto espaço para perguntas e comentários, tanto para os que estavam acompanhando o evento pelo Facebook, quanto pelas pessoas que estavam na plataforma junto com os debatedores.

 

 

27 abril 2022