Conselhos profissionais de saúde entregam demandas da área ao candidato a governador Décio Lima

 

 

A Comissão de Saúde dos Conselhos Profissionais ligados à Ascop/SC elaborou uma Carta em Defesa da Qualidade na Saúde com as demandas mais urgentes do setor para ser entregue aos candidatos das Eleições 2018. Ficou definido em reunião que o documento seria distribuído aos partidos para chegar aos candidatos, mas que seriam marcadas audiências com aqueles que disputam o cargo de governador. E nesta terça-feira, dia 25/9, o candidato Décio Lima atendeu o pedido da Comissão e esteve na sede do Coren/SC para conhecer as propostas dos conselhos profissionais.

A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, coordenadora adjunta da Comissão, representou o grupo e entregou a Carta junto com a enfermeira Beatriz Schumacher, da Câmara Técnica de Educação e Legislação do Conselho e coordenadora do curso de Enfermagem no Ielusc, em Joinville. O candidato ao Governo do Estado Décio Lima foi receptivo aos tópicos apresentados, ressaltou que muito do que está ali já faz parte do seu Plano de Governo e que as entidades poderiam, inclusive, ter sido mais enfáticas nas solicitações. “Temos muitos problemas na gestão e é por isso que defendo a aliança com as pessoas, com quem está à frente das ações. Queremos discutir com quem entende de saúde e queremos ser um governo que atua com aqueles que protagonizam cada área”, disse ele.  Décio Lima ainda afirmou que o diagnóstico das contas públicas é cruel, em especial na saúde onde a dívida cresceu muito. Ele citou as renúncias fiscais que somam R$ 6 bilhões por ano para uma receita de cerca de R$ 26 bilhões/ano.

O candidato levou a Carta e concluiu dizendo que é um defensor do Sistema Único de Saúde (SUS), cuja intenção é fortalecer e melhorar, criando até uma espécie de SUS para Santa Catarina, junto com os municípios.

26 setembro 2018