OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa é celebrado mundialmente desde os anos 90 com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama. Este é o câncer que mais acomete as mulheres brasileiras (apesar de poder também atingir os homens), inclusive com maior incidência nas Regiões Sul e Sudeste do país.

O sintoma mais comum e perceptível é o caroço no seio, que pode vir acompanhado ou não de dor. Outros sinais de alerta são: pele da mama com aspecto de casca de laranja, vermelhidão, alterações no bico do seio e pequenos caroços embaixo do braço.

O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Mulheres a partir dos 40 anos de idade devem procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Já a mamografia, indica-se que seja feita, pelo menos, uma vez a cada dois anos a partir dessa idade. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não se identifiquem sintomas.

Para auxiliar os profissionais e empresas que desejam promover a campanha, o Inca disponibiliza uma série de materiais, cartilhas, artes para as redes sociais, vídeos e etc., que você pode acessar em: ninho.inca.gov.br/jspui/bitstream/123456789/12235/1/Kit-materiais-expo-mama-jan23.pdf

#AMulherEOCâncerDeMamaNoBrasil #ExposiçãoMamaINCA #INCA #CâncerDeMamaINCA #SaúdeTodoDia #Câncer #SaúdeDasMamas #MulherFiqueAtenta

05 outubro 2023