Integrantes da Rede de Controle da Gestão Pública deram orientações aos conselhos profissionais na Assembleia da Ascop/SC

No dia 9 de agosto, presidentes e representantes dos conselhos profissionais de Santa Catarina estiveram reunidos em mais uma Assembleia da Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (Ascop/SC). Na pauta orientações de integrantes da Rede de Controle da Gestão Pública sobre fiscalização, ouvidoria e procedimentos de comunicação a respeito de conduta ética dos profissionais aos órgãos de controle. O presidente da Ascop/SC, Marcello Seemann (CRCSC), coordenou as atividades junto com os integrantes da diretoria Marino Tessari (CREF3/SC) e Carlos Beims (CRECI-SC).

O procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado (MPTC), Diogo Ringenberg, fez uma breve explanação do que é a Rede e a importância da troca de informações entre os órgãos. O coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção da Controladoria Geral da União (CGU), Rodrigo De Bona da Silva, mostrou uma nova ferramenta que foi implantada para fortalecer as ouvidorias dos municípios e já tem adesão de 98 prefeituras no Estado. “O e-Ouv é uma plataforma que regula o fluxo de informações e permite a efetividade do recebimento e encaminhamento das denúncias”, disse ele.

Em seguida, o coordenador do Centro de Apoio à Moralidade do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Samuel Naspolini, falou da necessidade da participação dos conselhos na comunicação de denúncias éticas e assim no combate à corrupção. “Sabemos que a ação dos conselhos é de regulação do exercício profissional, portanto podem contribuir muito com nosso trabalho”, afirmou Naspolini. A palavra foi aberta para que os presentes pudessem esclarecer dúvidas.

Assembleia – Na sequência, a reunião continuou com os trâmites da Associação.

                    

05 setembro 2018