Assembleia da Ascop teve participação do Diretor da Vigilância Epidemiológica

Os presidentes e representantes dos conselhos profissionais associados à Ascop/SC estiveram reunidos em Assembleia Geral no dia 23 de fevereiro e uma das pautas foi a participação do Diretor de Vigilância Epidemiológica, João Augusto B. Fuck, que fez uma apresentação sobre o cenário da pandemia e a vacinação contra a Covid-19 no Estado.

 

O diretor explicou os critérios da vacinação dos profissionais de saúde, já que não chegaram as vacinas para todos os grupos prioritários. Em primeiro lugar estavam os profissionais que estão na linha de frente, começando pelas UTIs, emergências, atendimento clínico pré-hospitalar de Covid-19, profissionais do SAMU, dos que fazem coleta de exames e que atuam na vacinação. “A organização dos grupos deu-se por conta do grau do risco de contágio e que todos os profissionais da área da saúde serão vacinados”, disse ele.

 

Todas estas Deliberações foram acertadas pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que definiram as prioridades de vacinação dos trabalhadores de saúde, tendo em vista as doses recebidas até o momento.

As informações podem ser conferidas nos portais indicados abaixo:

 

DIVE – Home

Localiza SUS

Ministério da Saúde publica o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Contra a Covid-19

 

João Augusto ressaltou que  nas cidades maiores a rede hospitalar é maior, mas também devem seguir os mesmos critérios.

 

Na Capital, é possível acompanhar a vacinação no portal da Prefeitura:

Covidômetro – Prefeitura de Florianópolis

 

 

Campanha da Comissão de Saúde

 

Um dos encaminhamentos da Assembleia Geral foi repassado à Comissão de Saúde da Ascop que fará uma campanha para reforçar os cuidados com a higiene das mãos, de se manter o distanciamento social e a utilização de máscaras de proteção. “Enquanto a vacinação está sendo realizada precisamos manter as orientações para que todos os profissionais repliquem em suas funções e possamos colaborar com a diminuição da transmissão do vírus”, disse a coordenadora da Comissão de Saúde da Ascop, Jaqueline Ijuim.

 

17 março 2021