Como foi: Roda de Conversa sobre aleitamento materno reuniu profissionais e teve relatos de mães

live aleitamento

Na última quarta-feira (24/8), a Comissão de Saúde da Ascop/SC promoveu uma Roda de Conversa virtual com o tema “Aleitamento materno: cuidados e desafios” para celebrar e registrar o mês batizado de Agosto Dourado, quando são realizadas campanhas de conscientização sobre a importância da amamentação. Com moderação da coordenadora da Comissão, Jaquelinie Ijuim (Crefono3), o encontro foi transmitido pelo Facebook da Ascop/SC  – CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR.

A primeira fala foi da Psicóloga Clínica Síntia Regina Bonatti Reif (CRP 12/01788) que abordou os vários aspectos que devem ser levados em conta no período de amamentação, desde a pressão pela obrigação até as possibilidades biológicas da mãe não conseguir promover o aleitamento. “O mais importante nessa fase do bebê é o contato com a mãe, ele procura o olhar, o toque, pois ali criam-se os vínculos necessários para construir a segurança esperada depois que sai do útero. O aleitamento é multifatorial e nem sempre tão ‘natural’ como se espera. Nos casos de adoção também orientamos para criar esse ambiente de acolhimento, muitas vezes o mais importante para o bebê”, disse ela.

Em seguida foi a vez da apresentação da fonoaudióloga Luciana Ferreira Cardoso Assuiti (CRFa 3-7052). Ela destacou os aspectos importantes da chamada “hora dourada” e a atuação do fonoaudiólogo para avaliar vários fatores que facilitam ou dificultam o bebê a receber o leite materno. “Mas o mais importante que sempre ressaltamos no atendimento às mães é o contato, a presença , o cheiro e o toque. A idealização do momento perfeito gera ansiedade e atrapalha, por isso pensamos reforçar que perfeito é o que temos para cada momento, sem julgamento ou culpa”, disse Luciana, que é doutora em Enfermagem, Mestre em Ciências Médicas, Fonoaudióloga da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Maternidade do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, atuando principalmente nas seguintes áreas: Aleitamento Materno, Atenção Humanizada ao RN de baixo peso (Método Mãe Canguru), Triagem Auditiva Neonatal.

A outra participação foi da nutricionista Aline Ulir Calliari (CRN10 1017), que fez uma apresentação rica em informações sobre a preparação das mães para o aleitamento materno. “Nós, mães, nos preparamos muito para o parto mas pouco lembramos de ter mais conhecimento sobre a amamentação. E é importante destacar que um plano de parto pode contemplar os cuidados com o aleitamento, sabendo se há alguma deficiência nutricional na mãe, iniciando com suplementação ainda na gravidez”, comentou. Aline ainda esclareceu que há algumas técnicas importantes para garantir maior estoque de ferro ao bebê, como o corte tardio do cordão umbilical, 30 segundos depois do nascimento. Outro aspecto importante é o chamado “colostro”, o primeiro leite depois do nascimento, e que nem sempre é imediato podendo demorar até quatro dias, pois depende de um processo hormonal. “São muitos fatores que impactam no aleitamento, sem falar na composição do leite que é diferente a cada fase da amamentação”, afirmou a nutricionista formada em 2003 pela UFPR, pós-graduada em nível de Especialização em Qualidade de Alimentos pelo CBES.

Exemplos de mães 

Para finalizar a Roda de Conversa, duas mães funcionárias de conselhos profissionais deram seus depoimentos sobre o período de amamentação. Daniela Bortoli (CRP-12) e Francine Magalhães (CRECI-SC). Elas relataram quais foram os desafios, como enfrentaram contando com a rede de apoio familiar e profissional. Abordaram as mudanças sentidas no corpo, a pressão e muitas vezes a falta de informção. No final, a coordenadora Jaqueline Ijuim também fez seu depoimento como mãe de gêmeos, hoje com 32 anos, e depois mais uma filha, assim como abordou um pouco sobre a importância do papel dos pais dos bebês neste momento.

LIVE ESTÁ DISPONÍVEL NESTE LINK – ASSISTA NA ÍNTEGRA e INDIQUE

26 agosto 2022