Assembleia Geral teve participação de integrantes do Observatório Social de Santa Catarina

Nesta quinta-feira (21/3), a Assembleia Geral da Ascop contou com a presença de integrantes do Observatório Social de Santa Catarina (OSB-SC) que apresentaram como funciona a instituição e a a contribuição para a eficiência da gestão pública. O presidente da Ascop, Ari Geraldo Neumann (CREA-SC), coordenou a reunião junto com o vice-presidente Marcello Seemann (CRCSC), a secretária Helga Bresciani (Coren/SC), o tesoureiro Marino Tessari (CREF3/SC) e o secretário adjunto Marcos Vinicius de Oliveira ( CRMV/SC).

Carlos Mussi

O presidente Leomir Antonio Minozzo (OSB-Blumenau) e o vice-presidente Carlos Wolowski Mussi (OSB-Florianópolis) mostraram os eixos de atuação do Observatório, que são: Gestão Pública, Educação Fiscal, Ambiente de Negócios e Transparência. “A parte de ambiente de negócios vale destacar pois muitas empresas precisam ser capacitadas, em especial pequenas e médias, para participar de licitações e assim ampliar as possibilidades para todos”, disse Mussi. Ele citou exemplos de algumas ações e iniciativas orientadas pelo Observatório Social do Brasil (OSB), já que esta seção de Santa Catarina foi formalizada dia 10 de abril. “Implantamos o planejamento estratégico e estamos com voluntários em várias frentes de atuação”, destacou.

Entre os presentes, a presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento, lembrou dos eventos promovidos pela Corregedoria Geral da União (CGU), onde são feitos treinamentos para quem quer ser voluntário e citou o específico do Conselho de Arquitetura em que as pessoas recebem capacitação na área de avaliação de projetos de obras. “Portanto, faz todo sentido estarmos juntos e realizando parcerias”, concluiu.

Os integrantes do OSB-SC sugeriram que se faça um Termo de Cooperação com a Ascop para poder contar com o conhecimento técnico dos profissionais representados pelos conselhos. Além disso, o presidente deixou o convite também para que os presidentes dos conselhos façam parte do Conselho Consultivo, destacando que alguns já fazem parte.

Ações da Ascop –  Antes da participação do OSB-SC, foi apresentado o planejamento estratégico da Ascop para 2018, e depois, na sequência da reunião, o presidente da Ascop aprovou o Balancete Anual de 2018, apresentou as ideias para a campanha da Anuidade 2019, sendo aprovada mídia em emissoras de rádio por meio da Acaert. Neste momento, os presidentes e representantes dos conselhos presentes manifestaram-se sobre a preocupação do movimento contra a obrigatoriedade das anuidades pagas aos conselhos.

Ficou definida a produção de um documento a ser entregue ao Fórum Parlamentar Catarinense, composto por deputados federais e senadores, além de uma campanha que propague a importância dos conselhos profissionais, qual o papel e as diferenças em relação as outras entidades representativas.

21 março 2019